Patos tem 20 bairros com alto risco de infestação do Aedes Aegypti e Zé Gonçalves quer força-tarefa para combater mosquito em Patos

De 28 bairros pesquisados, 20 deles estão com alto risco de infestação pelo mosquito aedes aegypti transmissor das arboviroses como dengue, chikungunya e zika. Uma situação preocupante levada à tribuna da Câmara Municipal de Patos pelo vereador e sindicalista Zé Gonçalves (PT) na sessão desta terça-feira (19).

De acordo com Zé Gonçalves, o índice rápido do Aedes Aegypti subiu de 2,6 por cento em 2021 para 5,8 por cento em 2022. “Não aconteceu o trabalho preventivo e não é culpa dos servidores, mas porque faltou condições de trabalho”, reclamou.

Ele disse que Patos precisa de uma força-tarefa urgente, porque com o mosquito traz consigo o perigo iminente da dengue, chikungunya e zika e, principalmente, a dengue hemorrágica que provoca a morte.

Entre os bairros que estão com alto risco, os que mais preocupam são Monte Castelo, com índice de 6,9; Jatobá, 12,2; Conjunto dos Sapateiros, 8,3; Nova Conquista, 10,0; Ana Leite, 14,2; São Sebastião, 6,6; Sete Casas, 7,6; Jardim Magnólia, 7,7; Bairro dos Estados, 9,5; Distrito Industrial, 8,3; Belo Horizonte, 6,0; Jardim Bela Vista, 12,0; Noé Trajano, 6,1.

Na opinião de Zé Gonçalves, é preciso que as Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Infraestrutura e Serviços Públicos façam imediatamente uma força-tarefa para tentar diminuir esse índice que é preocupante.

Ao invés de Covid 19, agora a preocupação é com a dengue que pode causar mortes, se providências não forem tomadas. “A gente faz um alerta aqui, especialmente ao coordenador do Núcleo de Vigilância Ambiental e Saúde, José Júnior de Medeiros, para que tenha um plano de trabalho no sentido de reduzir drasticamente essa infestação do mosquito e também ativar o carro fumacê”. disse.

Zé Gonçalves criticou a falta de união dos representantes do povo de Patos que se juntam em eventos políticos, mas não se juntam para defender o interesse de nossa cidade, deixando que Patos chegue a uma situação como essa, que o parlamentar mirim considera absurda.

dngue