Gestão prejudica alunos da Zona Rural de Patos ao apresentar solução para falta de transporte escolar só para o próximo semestre, avalia Zé Gonçalves

O vereador e sindicalista Zé Gonçalves (PT) questionou o fato dos alunos da Zona Rural de Patos permanecerem prejudicados, sem uma alternativa para o transporte escolar, neste semestre letivo.

Ele informou na tribuna da Casa Juvenal Lúcio de Sousa na sessão dessa terça-feira (19) que nas reuniões realizadas pela Secretaria Municipal de Educação com as Associações de Moradores das Comunidades Rurais, a proposta é de que o problema será resolvido no segundo semestre quando chegarão ônibus novos para atender a demanda.

“E até chegar esses ônibus, os alunos ficarão prejudicados?” questionou. Na opinião dele é algo inaceitável para um município que tem a frota de ônibus que Patos tem, além de muitos carros locados especialmente para a Secretaria de Educação.

Para Zé Gonçalves, um desses veículos poderia ser destinado a transportar os estudantes do Distrito de Santa Gertrudes para o IFPB, SESI, UFCG e demais escolas do Município de Patos. Ele lamentou a situação dos alunos, que continuam sem uma alternativa para atendê-los até que os ônibus novos sejam disponibilizados.

Ele acredita que não há nenhuma justificativa para deixar os alunos, filhos dos trabalhadores e trabalhadoras da Zona Rural prejudicados. “Não tem cabimento a Prefeitura locar van por 16 mil reais e não ter um transporte para esses alunos”, reiterou.

Além de Santa Gertrudes, há problemas de transporte também para estudantes do Mocambo de Baixo, Mocambo de Cima, Trincheiras, Riacho da Catingueira, Patativa do Assaré e o Sítio Fechado.

Zé Gonçalves voltou a exigir uma solução porque os alunos não podem esperar para o segundo semestre e os pais não têm como pagar transporte particular de mototaxista, taxista ou carros de linha para levar seus filhos às escolas todos os dias.