Matadouro precisa de novas instalações para se adequar às exigências dos órgãos de fiscalização sanitária, avalia Zé Gonçalves

O prédio onde funciona o Matadouro de Patos foi construído há 62 anos e possui uma estrutura ultrapassada que não oferece mais as condições de atender às exigências dos órgãos de fiscalização sanitária.

A situação foi relatada pelo vereador e sindicalista Zé Gonçalves (PT) na sessão ordinária da Casa Juvenal Lúcio de Sousa desta terça-feira (5).

De acordo com ele, não adianta mais remendar ou intervir estruturalmente porque isso já foi feito diversas vezes por gestões municipais passadas e, no entanto, não houve respostas para as solicitações exigidas tanto pela Vigilância Sanitária como pelo Ministério Público.

Além da falta de estrutura física, Zé Gonçalves pontuou também problemas como câmara fria e o transporte de carnes inadequados, falta de equipamentos de proteção individual (EPI) para os trabalhadores e o não cumprimento de regras de higiene que protejam a qualidade da carne que irá para o consumidor, entre outras questões.
“Não tem a mínima condição do Matadouro de Patos continuar como está”, revelou.

Ele reclamou das condições de trabalho dos servidores e contou que as roupas por eles utilizadas ficam completamente sujas de sangue uma vez que “colocam as carnes nas costas e vão entregar”, numa situação que prejudica o próprio trabalhador.

Zé Gonçalves informou ainda que, por falta de estrutura no Matadouro de Patos, os criadores locais estão levando o gado para serem abatidos em outros municípios, como Jericó. Ele colocou em questão até a possibilidade de animais serem abatidos no meio do mato, uma vez que não há nenhuma fiscalização.

“Tudo isso é muito preocupante, gente! Patos precisa de um novo matadouro público que seja adequado, ou seja, de acordo com as exigências da Vigilância Sanitária”, alertou.

O vereador patoense chamou a atenção para a situação do Matadouro Municipal e da qualidade da carne que é oferecida à população, solicitou providências à gestão municipal para que seja encaminhada uma solução imediata e lamentou que as obras estruturantes para Patos sejam só promessas dos políticos da nossa cidade.