Zé Gonçalves afirma que salários de fome dificultam contratação de profissionais para os programas de atendimento aos autistas de Patos

Na Audiência Pública sobre o Autismo realizada nessa sexta-feira (1º) na Câmara Municipal de Patos, o vereador sindicalista Zé Gonçalves (PT) citou a dificuldade em contratar profissionais capacitados para o diagnóstico e assistência das pessoas com autismo como um dos mais sérios problemas relacionados ao atendimento.

Na opinião dele, os ‘salários de fome’ oferecidos a esses profissionais são o que dificulta a contratação. Os profissionais que compõem essa equipe multiprofissional são, entre outros, psiquiatra da infância e da juventude, neuropediatra, neuropsicólogo, fonoaudiólogo, psicólogo, neurologista e terapeuta ocupacional.

“Se fossem oferecidos salários decentes como são os dos políticos, eu tenho certeza que não teríamos nenhuma dificuldade”, analisou citando a necessidade da realização de concurso com salários dignos para que o problema fosse resolvido.

Zé Gonçalves acredita que as famílias de pessoas com autismo não precisam de caridade, mas sim da aplicação das políticas públicas no Município, no nosso Estado e no nosso País.

Para o parlamentar mirim, as ações têm que chegar nas famílias dos altistas nos bairros e comunidades. “A gente tem que ir para a base, reunir com as associações de moradores e interagir com os pais e as mães, falar com o povo e fortalecer essa nossa luta”, enfatizou.

Ao concluir seu discurso na tribuna, Zé Gonçalves apontou algumas das recomendações da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Patos e Região, para saber se a criança tem autismo.

De acordo com o folder divulgado pela ASPAA, os principais comportamentos são: seu filho evita contato visual ? O desenvolvimento da linguagem parece diferente ? Seu filho não responde quando é chamado ? Parece surdo? Fica fazendo movimentos repetitivos sem motivo aparente? Costuma mexer com os dedos e as mãos de forma peculiar? Repete frases e outros conteúdos que ouviu em filmes e desenhos animados ? Costuma emitir sons e palavras de forma repetida fora do assunto? Isola- se dos colegas sem motivo ? Confunde-se com frases no sentido figurado e leva tudo ao pé da letra? Comunicar-se melhor quando fala de temas de seu interesse ? Brinca com os objetos e brinquedos de maneira inusitada? Reage excessivamente a barulhos e ao contato físico ? Tem pouca noção de situações perigosas? Parece ter reduzida a capacidade de abstração, ou seja, imaginar? Apresenta interesse exagerado em assuntos muito específicos? Segue rotinas próprias muito rígidas e incomoda-se quando foge da rotina? Se apresentar alguns desses comportamentos, pode ser que seu filho seja autista.

Zé Gonçalves enfatizou a importância da Audiência Pública, de autoria do colega vereador Ítalo Gomes, para que todos juntos possam lutar por soluções que venham a melhorar o atendimento das pessoas com Transtorno do Espectro do Autista.

“Contem com nosso apoio e do nosso mandato para fazermos essa luta juntos”, concluiu.