Além da aquisição do mamógrafo e endoscópio, emendas impositivas de Zé Gonçalves direcionam recursos a quem cuida e dá apoio ao povo

Ações de cuidado e apoio ao povo de Patos receberam a atenção do vereador e sindicalista Zé Gonçalves (PT) quando o assunto foi o destinamento dos recursos das emendas impositivas individuais.

Em seu discurso na tribuna da Câmara Municipal na sessão dessa terça-feira (30), ele falou sobre suas emendas encaminhadas à Lei Orçamentária Anual que será votada até o final do ano pela Casa Legislativa.

Além do Fundo Municipal de Saúde, cujos investimentos irão adquirir um mamógrafo e um endoscópio, entidades de apoio e auxílio social como o grupo Amigas Viva a Vida e a Mitra Diocesana, e entidades comunitárias como a União das Associações Comunitárias – UAC e a União Municipal das Associações Comunitárias Rurais e Urbanas de Patos – UMAC foram beneficiadas. A Liga Desportiva Patense também receberá incentivo através de emenda impositiva de Zé Gonçalves.

De acordo com o vereador patoense, foram direcionados R$ 77 mil 806 para aquisição de mamógrafo e endoscópio, o que será fundamental para juntar às dos demais vereadores que somarão ao montante de R$ 1,3 milhão para assegurar esses aparelhos e atender ao povo de Patos. “Em especial o aparelho de mamografia que irá atender as mulheres”, enfatizou.

Zé Gonçalves destacou “o trabalho excelente do grupo Amigas Viva a Vida que dá apoio às mulheres com câncer” e elogiou também as ações humanitárias desenvolvidas pela Mitra Diocesana de Patos que faz um trabalho social impressionante.

“Enquanto muitos de nós estamos dormindo, a Diocese de Patos, através da Ação Social, Mitra Diocesana e Pastoral do Idoso, está visitando aquelas pessoas vulneráveis ao lado dos mercados e nas ruas dando alimentos, fazendo orações e compartilhando a vida com essas pessoas que muitas vezes são ignoradas, especialmente, pelos políticos”, ressaltou.

Já as entidades comunitárias, a UAC e UMAC, Zé Gonçalves disse que elas representam mais de 60 associações do município de Patos e a maior dificuldade hoje é a necessidade de um espaço para reuniões e ter que pagar aluguel.

“Essa emenda impositiva que apresentei é justamente para que essas entidades possam adquirir terreno para construir suas sedes”, reforçou. Ele lembrou que prefeitos sempre fazem doações de terrenos, mas nunca beneficiam as associações comunitárias, nem da zona rural e nem da zona urbana, por isso a grande maioria das entidades não tem sede própria.

“A gente vê projetos e mais projetos chegando à Câmara Municipal doando terreno aos ricos. Até fazendo troca de terreno por ambulância que até hoje não foi entregue, mas quando é para as organizações do povo se cria todas essas dificuldades”, reclamou.

Para incentivar o esporte, a Liga Desportiva Patoense também teve destinados recursos.