Aterro Sanitário em São José do Bonfim poderá poluir mananciais que deságuam no Jatobá, alerta Zé Gonçalves

O vereador e sindicalista Zé Gonçalves (PT) solicitou, através de Requerimento aprovado na sessão da Câmara Municipal da noite dessa quinta-feira (4), que a Secretaria de Meio Ambiente acione a Sudema para prestar esclarecimentos sobre o projeto aprovado com rapidez pelo órgão do Estado para a execução do aterro sanitário em área do município vizinho de São José do Bonfim.

A preocupação de Zé Gonçalves é a de que o açude Tubarão e o Riacho dos Mares sejam poluídos e, desaguando no açude do Jatobá, venham a poluir o manancial que abastece o município de Patos.

Na opinião de Zé Gonçalves, não se pode analisar a situação, observando apenas o fato de nosso lixo ser depositado em outro município, como muitas pessoas estariam ‘contando vantagem’.

“Não sabem essas pessoas que o açude Tubarão, no Assentamento Tubarão, em São José do Bonfim pode ser poluído com esse aterro e o açude Jatobá que recebe água do açude Tubarão pode ser prejudicado”, preocupou-se.

Zé Gonçalves disse que em relação ao Riacho dos Mares, que a preocupação é com conhecimento de causa, pois ele conhece aquele local como a palma da mão, uma vez que plantou roça com o pai dele naquela área.

Por isso, na concepção de Zé Gonçalves, esse aterro sanitário em São José do Bonfim poderá trazer mais prejuízos do que benefícios, análise que motivou a solicitação de informações para a averiguação do projeto.

“Isso seria papel para deputado, mas como não temos deputados em Patos, tem que ser aqui pela Câmara”, ironizou.