Invasores de áreas públicas são alvo de requerimento apresentado pelo vereador Zé Gonçalves

O vereador e sindicalista Zé Gonçalves (PT) apresentou na sessão da Câmara Municipal da noite dessa quinta-feira (4) Requerimento a ser encaminhado à Procuradoria do Município e à Secretaria de Meio Ambiente em que solicita a relação dos invasores de áreas públicas do município de Patos.

Zé Gonçalves quer saber também quais são as áreas públicas que estão sendo invadidas nos Canais do Frango e da Palmeira e em áreas pertencentes ao município nos bairros da Vitória e Vila Cavalcanti e no Jardim Europa.

O parlamentar mirim especificou também áreas dos rios Espinharas, da Farinha e da Cruz, cujos espaços estão sendo sorrateiramente ocupados, conforme ele. “Lá não tem nenhum sem-teto e nenhum pobre. Lá tem os ricos de Patos invadindo as áreas públicas”, denunciou.

O vereador lamentou que historicamente os gestores têm feito ‘vista grossa’. às invasões aos nossos rios. “O Rio Espinharas já está morto, aos rios da Farinha e da Cruz falta pouco para morrerem e então é importante que a gente saiba quem são esses que estão invadindo essas áreas públicas”, reiterou.

Zé Gonçalves pontuou áreas visivelmente invadidas, em trechos do Canal do Frango, Canal da Palmeira, entre outras áreas.

No Canal do Frango, em trechos que vão do Jardim Bela Vista até o Novo Horizonte, “os ricos fizeram muralhas, que não são as da China, mas parecidas e talvez até melhores”, e ocuparam áreas praticamente dentro do Canal, onde não existem casas de taipa, mas sim de alvenaria, conforme Zé Gonçalves.

Outro trecho citado pelo parlamentar mirim foi no Bairro do Morro, por trás do CAIC, onde existe uma construção também beirando o Canal.

Em relação ao Canal da Palmeira, a situação não é muito diferente. Ele denunciou a construção de uma farmácia cujo esgoto será despejado para dentro do Canal.

Nos bairros da Vitória e Vila Cavalcante, Zé Gonçalves enumerou trechos que vão das proximidades do prédio da antiga Chevrolet até o contorno da BR 230. “Tem local ali que não dá para colocar nenhuma tubulação porque já estão construindo casas”, analisou.

O parlamentar se mostrou preocupado com a situação das famílias que moram nas proximidades dessas áreas invadidas que sofrem alagamentos quando chegam os períodos das chuvas. “Na época do inverno, sobra para o povo que vai reclamar da Prefeitura e que não faz nada, porque há construções em áreas irregulares, por isso que é preciso evitar isso”. avaliou.

Zé Gonçalves reclamou, ainda, que em Legislaturas anteriores, fora aprovada no Jardim Europa a ampliação de uma área de uma doceria, em que foram puxados mais cinco metros Canal adentro, prejudicando os moradores locais.