Zé Gonçalves quer que se instale o Conselho Municipal de Transporte e Trânsito para discutir sobre questões como a Zona Azul

O vereador Zé Gonçalves (PT) sugeriu que fosse instituído o Conselho Municipal de Transporte e Trânsito para discutir as questões do trânsito de Patos, como por exemplo a implantação da Zona Azul que recentemente foi anunciada pela Gestão Municipal, pois já consta na atual lei e foi uma das suas proposituras.

Na sessão da Câmara Municipal dessa terça-feira (19), o vereador voltou a criticar os prejuízos que a Lei aprovada na Casa Legislativa trará aos motoristas, e em especial aos deficientes e idosos, que deveriam ser isentos de cobranças. “Se a Lei já não presta, a empresa veio com uma coisa pior”, reclamou.

Ao sugerir a instituição do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito, o parlamentar mirim destacou que ele tem caráter consultivo, com uma composição tripartite e paritária, formada por representantes do Poder Legislativo, Executivo e de usuários. “Pelo menos para ser consultivo, ser o espaço de discussão, já que ele não é deliberativo”, avaliou.

Entre os prejuízos da implantação da Zona Azul como anunciou a Prefeitura, está o tempo de tolerância de 20 minutos que foi anunciado pela empresa contratada que seria de 10 minutos, mas depois foi esclarecido.

Outro dano seria a cobrança de carga e descarga, na opinião de Zé Gonçalves sem necessidade, pois acarreta prejuízos para os comerciantes e para as empresas que transportam produtos.

Há também a cobrança do estacionamento para remoção de entulhos. “Já é cara a caçamba que se aluga e você vai pagar também a taxa à Azul? Ora, você já está retirando os entulhos da rua e terá que pagar por estacionamento ali?”, questionou. Na opinião de Zé Gonçalves isso trará prejuízos ao setor da construção civil.

No que diz respeito às infrações, Zé Gonçalves destacou, entre outros itens, a cobrança de multa por ultrapassar o tempo limite de duas horas, ou seja, se o dono do veículo não estiver no local para retirada do carro após o tempo limite, este será multado.

Zé Gonçalves citou como exemplo se o usuário da Zona Azul estiver numa fila de banco. Ele terá que sair da vaga na fila para ir retirar o seu carro da vaga da Zona Azul após o tempo limite para não ser multado? Ele explicou que o procedimento anterior nesses casos era cobrar pelo excedente de tempo ao usuário, ou seja, se completar as duas horas e você não comparecer, cometerá ato de infração. Antes o motorista poderia pagar o tempo que ultrapassou sem multas, normalmente.