‘Coletivo Popular e de Luta’ é lançado e destaca diferencial participativo do mandato do vereador Zé Gonçalves

Na tarde deste sábado (21) foi lançado em Patos o ‘Coletivo Popular e de Luta’, um movimento formado por lideranças dos diversos segmentos sociais do município que formam a base popular e de ação do mandato do vereador Zé Gonçalves (PT).

O encontro, de acordo com o parlamentar, tem o intuito de ampliar a luta e reiterar a participação dos trabalhadores e trabalhadoras na construção do mandato que foi deliberado e é exercido pelo e para o povo.

“Esse coletivo tem o objetivo de agregar todos os companheiros e companheiras que queiram lutar e todos terão espaço aqui”, ressaltou o vereador.

Estiveram presentes sindicalistas, representantes de associações e comunidades rurais e urbanas e de movimentos de mulheres e jovens, sem-terra, sem-teto, entre outros segmentos sociais. Essas lideranças ampliaram o leque de ideias e propostas de luta para solucionar os problemas do dia a dia do povo de Patos.

Foram discutidas e apresentadas propostas para questões sobre os moradores de rua, violência contra as mulheres, desemprego e falta de perspectiva para a juventude e para as famílias, reorganização de programas e ações voltados aos trabalhadores do campo, em especial a agricultura familiar, e para os problemas urbanos de nossa cidade.

Na opinião de Zé Gonçalves, o vereador tem que ter uma agenda de atividades junto aos trabalhadores e ao povo, como aconteceu com sua participação na mobilização dos carteiros contra a privatização dos Correios, “e estendemos a outras categorias, como os sem-terra, como os sem-teto, a juventude, as mulheres, os moradores de rua”

O parlamentar citou o brilhante trabalho da Diocese de Patos, como exemplo e reiterou o papel do vereador nessas ações intervindo através das políticas públicas, exigindo das esferas municipal, estadual e federal para que as ações definitivas cheguem a essas pessoas que necessitam e não resolver o problema através da violência como muitos querem.

“Essas são questões sociais que existem justamente porque os governos não priorizam as políticas públicas para que as ações cheguem a essas comunidades”.

Entre outros temas analisados durante o encontro foram citados ainda a questão da falta de pavimentação nos bairros antigos como o Alto da Tubiba, Vila Teimosa, Sete Casas, o Matadouro, que não tem calçamento e nem saneamento. “Enquanto isso, bairros construídos ontem já estão calçados. Temos que travar também essa luta juntos, em defesa desses moradores e moradoras das comunidades”.

Em relação à Zona Rural, Zé Gonçalves lembrou que os agricultores familiares necessitam de infraestrutura. Na opinião dele, Patos tem uma zona rural pequena, mas desprezada, e precisa de políticas públicas estruturantes, “como perfuração e instalação de poços e produção e industrialização dos produtos”.
Por último foi feito um chamamento para a unidade do campo popular e de esquerda, visando derrotar a política genocida do desgoverno Bolsonaro.