Zé Gonçalves levará ao MPPB denúncias de mães por mau atendimento obstétrico na Maternidade de Patos

O sindicalista e vereador Zé Gonçalves (PT) em seu discurso na sessão remota dessa terça-feira (3) da Câmara Municipal deu voz a mães que lhe trouxeram denúncias de mau atendimento obstétrico na Maternidade Peregrino Filho, em Patos. O parlamentar disse que levará os casos ao Ministério Público da Paraíba.

De acordo com o vereador, as mães denunciam o sofrimento quando chegam sentindo dores e sem condições de parto normal e recebem a negativa dos profissionais obstetras que insistem em esperar o nascimento de forma natural.

Os médicos, conforme as denúncias que chegaram ao vereador, não querem fazer a cesariana, resultando em risco para a vida da mãe e do bebê.

Zé Gonçalves trouxe várias denúncias que vêm ocorrendo e que chegaram à imprensa nos últimos anos. Entre as citadas por ele, está a seguinte manchete de 2016, referente à maternidade de Patos: ‘Morte de bebê após suposto erro médico e negação de cesariana é investigado na Paraíba’.

De acordo com a reportagem, os familiares relataram que a paciente chegou à maternidade sentindo fortes dores e pediram para que fosse feita a cesariana naquele mesmo dia diante da situação de fraqueza da mãe. No entanto, conforme a reportagem, o pedido fora negado e que profissionais da unidade de saúde teriam dito que a mãe não estaria ajudando no parto.

Em outra denúncia, a família teria pedido que o parto da mulher fosse feito através de cirurgia devido ao estado da mãe, mas foi negado pela equipe médica que teria dito que a criança nasceria de forma natural. A criança nasceu de parto natural após o dia todo de espera, mas não resistiu e morreu em seguida por insuficiência respiratória.

“Estou aqui completo de denúncias dessas condições de atendimento da Maternidade Peregrino Filho, que é a maternidade amiga da criança, imagine se não fosse amiga e fosse inimiga?” ironizou o parlamentar.

Zé Gonçalves criticou, diante de todas essas ocorrências, que o corporativismo tenha preponderado, “pois não se vê nenhum profissional sendo punido”.
O vereador afirmou ainda que essa prática vem se repetindo em 2021 e que iniciará um movimento contra esses abusos praticados no dia a dia.” Vou começar um movimento contra essa situação e as mulheres que forem prejudicadas podem me procurar para fazermos a luta juntos contra essas injustiças”, desabafou o parlamentar.
Gonçalves disse ainda que as mães pobres, carentes e jovens são as que sofrem mais.