Zé Gonçalves diz que reestruturação trará mulheres e jovens para o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Patos

O Sindicalista e vereador Zé Gonçalves , em discurso na noite dessa terça-feira (20) na sessão remota da Câmara Municipal, disse que o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável passará pela reestruturação exigida pela Secretaria Estadual da Agricultura Familiar e contará com maior participação de mulheres e jovens na composição do órgão.

O parlamentar participou de reunião recente para discutir o tema, com a participação do prefeito Nabor Wanderley (Republicanos) e demais membros do Conselho. De acordo com ele, o gestor foi sensível e repassou encaminhamentos à Procuradoria do Município e à Secretaria de Agricultura.

“A exigência é de que tenhamos nesses conselhos municipais a presença de 50 por cento de mulheres e dez por cento de jovens”, informou.

Na opinião de Zé Gonçalves, a mesa diretora do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Patos é composto hoje somente por homens e essa reestruturação trará a paridade e maior participação das mulheres e jovens e dos movimentos comunitários.

Além disso, Zé Gonçalves chamou a atenção para a importância da criação do Fundo Municipal da Agricultura Familiar que disponibilizará mais recursos para investimento no desenvolvimento das comunidades rurais.

Ele chamou a atenção para o prazo de reestruturação do Conselho que termina no próximo dia 31 de julho.

“Eu solicitei que esse projeto de lei fosse encaminhado à Câmara Municipal até quinta-feira (22) para que fosse lido. Na segunda-feira (26), ele irá passar pela CCJ e outras comissões se acharem necessário e depois segue para primeira votação na terça (27) e segunda votação na quinta (29)”, pontuou.

Zé Gonçalves reiterou a importância da agricultura familiar que hoje é responsável por 70 por cento dos alimentos que chegam à nossa mesa.