Vereador eleito Zé Gonçalves participa de ato público na defesa do SUS em Patos

O sindicalista e vereador eleito Zé Gonçalves (PT), participou na segunda feira, dia 14 de dezembro de 2020, de um ato público convocado por entidades e trabalhadores, em defesa dos programas de saúde mental mantidos pelo Sistema Único de Saúde, ameaçados de extinção pelo governo federal.

Para Zé Gonçalves, as políticas públicas estão sendo sucateadas desde o primeiro dia que Bolsonaro assumiu a presidência, pois o desejo dele é de entrega do público ao capital privado e no tocante a saúde mental, o seu desejo é que volte os manicômios.”
O governo com a proposta de revogar 100 portarias de 1991 a 2014, atingiria as estratégias de cuidado das pessoas em sofrimento psíquico baseadas nos direitos humanos conquistados com a reforma psiquiátrica, promovendo um redirecionamento do cuidado em rede para a internação em hospitais psiquiátricos” afirmam as entidades da sociedade civil.

Para Gonçalves o que está precisando é fortalecimento das políticas públicas, pois a grande crise é provocada pelos governos que sucateiam o serviço e pagam um salário de fome aos profissionais da área e demais servidores públicos.” Muitos culpam os servidores por não terem condições de oferecer o melhor, mas essa dificuldade é de responsabilidade dos governos que não dão prioridade a uma saúde pública, gratuita e de qualidade”, disse o mesmo.

O vereador eleito ainda se comprometeu em discutir e encaminhar todas as demandas a partir do dia 1° de janeiro de 2021 na Câmara Municipal de Patos.” Ainda não fui diplomado. Ainda não tomei posse. Mas pode contar com um sindicalista e vereador eleito a partir desse momento”, afirmou Gonçalves.