5 de agosto: Aniversário de fundação da Paraíba

Hoje é aniversário da fundação da Paraíba e da emancipação da capital João Pessoa. Terceira cidade mais antiga do Brasil, a capital paraibana, festeja seus 435 anos de emancipação política. Também conhecida como “Porta do Sol”, por estar localizada na Ponta do Seixas, ponto mais oriental das Américas. João Pessoa, que foi fundada em 05 de agosto de 1585 com o nome de sua padroeira “Nossa Senhora das Neves”, depois passando por “Filipeia de Nossa Senhora das Neves”(em 1588), Frederikstad (em 1634 ) e “Parahyba do Norte” (em 1654) até chegar a sua denominação atual, nasceu nas margens do rio Sanhauá, e é também a mais populosa do Estado.

O nome João Pessoa é uma homenagem ao político paraibano de mesmo nome, assassinado em 1930, quando era presidente do estado e concorria, como candidato a vice-presidente da República, na chapa de Getúlio Vargas. O fato é considerado o estopim da Revolução de 30.

O Centro Histórico de João Pessoa foi reconhecido como patrimônio nacional em 2007. Cerca de 700 edificações, além de ruas e praças, foram tombadas.