“Não fiz mais por Patos porque faltou tempo”, afirma Lenildo Morais sobre sua administração em 2016

Na sequência da série de entrevistas dos pré-candidatos à prefeitura de Patos, o Blog do Jordan Bezerra entrevistou nessa quarta-feira (22), Lenildo Morais (PT), ex-prefeito do município durante o afastamento da ex-prefeita Francisca Mota (PMDB).

Lenildo falou que pretende voltar para dar continuidade ao que começou enquanto prefeito-interino. Segundo ele, teve como meta a limpeza pública da cidade, pagamento em dia dos servidores públicos, implementar o transporte público e a abertura da UPA do Campo da Liga (Unidade Pronto Atendimento). De acordo, com o pré-candidato, ele organizou a casa em busca de um desenvolvimento sustentável do município.

De acordo com ele, “um plano de desenvolvimento econômico passa primeiro pela geração de renda”, e enfatizou a necessidade de inversão de jovens no mercado de trabalho. Propôs a criação de um fundo municipal de desenvolvimento econômico, implementando o ‘banco do povo’ para financiar pequenas e médias empresas da cidade. O fundo seria composto a partir de captação de recursos por meio do IPTU, com destinação do percentual de 5% de cada coleta.

Falou dos planos para o desenvolvimento tecnológico na área da saúde e necessidade de abertura da UPA do Bairro do Jatobá. Sobre a educação, disse que pretende retirar todas as crianças das ruas levando-as à escola.

Quanto à atual gestão do município, caracterizou como um “desastre”. Disse que o prefeito-interino Ivanes Lacerda (Republicanos) não está tendo a capacidade de dialogar com os diversos setores do município. Criticou as ações do gestor e afirmou que Ivanes “não consegue fazer um planejamento mínimo para a nossa cidade”.

Afirmou ainda que durante a sua gestão interina teve um bom diálogo com o legislativo e que isso se faz necessário. Para o pré-candidato, é preciso um relacionamento harmônico com os vereadores, sem disputas partidárias para implementar as políticas públicas solicitadas pela população.

Lenildo evitou críticas ao Governo do Estado e caracterizou a gestão como “responsável”. Disse que o governador João Azevedo (Cidadania) tem tido responsabilidade em sua gestão e elogiou as ações do governo em prol do combate ao Novo Coronavírus e voltadas para a educação que vem sendo realizadas. Sobre à falta de obras de destaque na cidade pelo Governo do Estado disse que é preciso esperar um pouco mais.

Quanto às obras municipais paradas, disse que é preciso ações inovadoras estratégicas que dê segurança para o futuro das novas gerações, sem pensar em barganha eleitoral.

Falou da importância de uma auditoria nas contas do município independente do gestor que for eleito, e que as compras e licitações precisam ser revistas. “Temos que fazer uma auditoria muito grande em todos os órgãos públicos [do município]”, afirmou.

Disse que há um desafio em relação à saúde do município, que é necessário equacionar as despesas, reduzir gastos, fazer parcerias com outros município atendidos por Patos para reduzir custos e ter condições de atender à demanda. Sobre a situação atual no combate à Covid-19, disse que ainda não vê a necessidade de um hospital de campanha, que é necessário estar atendo à curva dos casos para então decidir, mas que ainda sim há a necessidade do aumento do número de leitos nos hospitais a cidade.

Encerrou dizendo pretender ser um agente transformador, de diálogo com todos e transparente. Para rever a entrevista na íntegra, acesse o Instagram @blogdojordanbezerra

Blog do Jordan Bezerra